quarta-feira, 23 de março de 2011

ORIGEM ATRAVÉS DA EVOLUÇÃO QUÍMICA OU HIPÓTESE DE OPARIN - HALDANE

ORIGEM ATRAVÉS DA EVOLUÇÃO QUÍMICA OU HIPÓTESE DE OPARIN - HALDANE



Teoria de Oparin-Haldane
John Burdon Sanderson Haldane (1892-1964)
Aleksandr Ivanovitch Oparin (1894-1980)

O bioquímico russo Aleksandr Ivanovich Oparin e o bioquímico inglês J. B. S. Haldane, em meados da década de 20, aprofundaram de forma independente uma teoria anteriormente já levantada pelo biólogo inglês T. H. Huxley, denominada teoria da evolução química
(ou molecular); (mesmo sendo proposta por Huxley essas idéias já haviam sido levantada por Charles R. Darwin quando ele afirma em uma carta a um dos seus amigos em 1871: “...we could conceive in some warm little pond, with all sorts of ammonia and phosphoric salts, light, heat, electricity, etc., present, a protein compound was chemically formed ready to undergo still more complex changes...i.e.evolution.”). 
(Podemos conceber que em alguma poça quente de água com todo tipo de amônia e sais do ácido fosfórico, luz, calor, eletricidade, etc., presentes, um composto de proteína foi quimicamente formado e sofreu mudanças ainda mais complexas, i.e., evolution) (tradução livre minha).

(Oparin publicou em 1924 sua obra Origin of life e Haldane em 1929).

A hipótese de Oparin-Haldane esta baseada em alguns dados relevantes sobre a composição química da atmosfera primitiva do nosso planeta:
 
Na atmosfera primitiva do nosso planeta, existiriam gases como:

CH4 (metano),
NH3 (amônia),
H2 (hidrogênio),
CO2 (dióxido de carbono)
H2O (na forma de vapor de água) e
H2S (gás sulfídrico) além de
N2 nitrogênio.

Sob altas temperaturas, em presença de centelhas elétricas (raios de tempestades) e raios ultravioleta (UVA e UVB (oriundos do Sol), tais gases teriam se combinado, originando COMPOSTOS ORGÂNICOS (aminoácidos e ácidos graxos), que ficavam flutuando na atmosfera.
Com a saturação de umidade da atmosfera, começaram a ocorrer chuvas. Os aminoácidos eram arrastados para o solo. Em presença da argila (intemperismo das rochas) e submetidos a aquecimento prolongado, os aminoácidos combinavam-se uns com os outros, formando proteínas.
As chuvas lavavam as rochas e conduziam as proteínas para os mares. Surgia uma "sopa de proteínas" nas águas mornas dos mares primitivos. (Atualmente alguns acreditam que talvez não teria sido no mar a origem da vida mas em poças razas de água morna, que existiam em terra).
As proteínas dissolvidas em água formavam colóides. Os colóides se ligavam e originaram os COACERVADOS.
Os coacervados englobaram moléculas de nucleoproteínas (que faziam cópias de si mesmas). Assim, organizavam-se em gotículas delimitadas por membrana lipoprotéica. Surgiam assim, as primeiras células vivas.

Essas células pioneiras eram muito simples e ainda não dispunham de um equipamento enzimático capaz de produzir seu próprio alimento. Portanto eram heterótrofas. Com a evolução, mais tarde, surgiram as células autotróficas, mais derivadas.
Com isso foi possivel o aparecimento dos seres de respiração aeróbica.

 
P.S.:

Embora se discuta a composição química da atmosfera primitiva do nosso planeta, os gases existentes nela podem ser observados em outros planetas do próprio sistema solar (como em Vênus ou mesmo Marte e Júpiter). Todavia esse assunto é um assunto ainda em aberto e alguns pesquisadores acreditam que, em vez de metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, existiam monóxido de carbono, dióxido de carbono, nitrogênio molecular e vapor de água.


Referências

http://www.biog1105-1106.org/demos/106/unit04/1a.earthformation.html
http://www.stephenjaygould.org/people/john_haldane.html
http://www.daviddarling.info/childrens_encyclopedia/Meet_an_Alien_Chapter1.html
http://www.cbs.dtu.dk/staff/dave/roanoke/bio101ch19a.htm http://universe-review.ca/F11-monocell.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário